segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Reflexões (2)

Reflexões é um espaço onde quem escreve és tu! Participa envia os teus textos para: plataformaestudantil@gmail.com


Dar forma ao nome, Agir para defender a escola pública e democrática!

Terminámos recentemente um processo de transição que teve como consequência o fim da antiga Plataforma Estudantil – “Directores Não!” e a consequente criação da Plataforma Estudantil AGE!. Fizemo-lo porque considerámos que, tendo em conta a totalidade da nossa área de intervenção, o nome que tínhamos anteriormente já não representava toda a nossa actuação, mas fizemo-lo também, porque considerámos (e acho continuamos a considerá-lo…) que era necessário dar uma nova dinâmica à luta e à intervenção estudantil!
Decidimo-nos pela criação de uma Acção Geral de Estudantes, acção essa que deve ter como objectivo central a consciencialização e mobilização dos nossos colegas, para que todos juntos tenhamos a força necessária para derrotar as políticas educativas seguidas por este ministério e por esta ministra.
Nesse sentido temos 2 objectivos principais. Um primeiro, o de ir para às escolas divulgar a plataforma e consciencializar os colegas, para isso, vamos lançar uma campanha de informação sobre a Plataforma estudantil – AGE! constituída por um documento, um cartaz e um auto-colante. O segundo objectivo é o de ajudar a preparar e organizar o dia nacional do Estudante (24 de Março) data, em que, se realizarão por todos o país, e por todas as regiões, grandes acções de luta contra o estatuto do aluno, contra o modelo de gestão das escolas, por melhores condições e contra a política arrogante e autoritária da Ministra da Educação…
Pois caros colegas, porque defendemos, que os estudantes, informados estão mais preparados, nós activistas da Plataforma Estudantil temos a obrigação de todos os dias, e de uma forma contínua, contribuir para esse objectivo! Nesse sentido, parece-me que, todos nós deveremos fazer um esforço maior para cumprirmos este objectivo, que foi aliás, um objectivo colectivo!!! Mais empenho e algum esforço parece-me ser a receita, para que, consigamos então, uma plataforma, que seja efectivamente uma grande “Acção Geral de Estudantes”. Também tu, mais organizado, estás melhor preparado!!!

Contra a Maria de Lurdes Rodrigues – AGE!
Contra o estatuto do Aluno –
AGE!

Contra o modelo de gestão das escolas – AGE!
Por uma educação pública, gratuita, inclusiva e democrática - AGE!



Luís Baptista - Membro da Comissão Coordenadora da Plataforma Estudantil - AGE! / Estudante 12º ano.